Pesquisar este blog

16.3.11

Santiago . . Chile . .

Brasão de Santiago


                  Região metropolitana de Santiago

Bandeira da região metropolitana

Santiago (Chile)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

Santiago é a capital e maior cidade do Chile. Está localizada na Região Metropolitana de Santiago, no vale central chileno, ao lado da Cordilheira dos Andes. É o centro cultural, administrativo, industrial e financeiro do país.
Chamada de Grande Santiago ou simplesmente Santiago, é uma aglomeração que possui 26 comunas de maneira íntegra e 11 comunas de forma parcial. A maior parte de Santiago está na Província de Santiago, com alguns setores periféricos dentro das províncias de Maipo, Cordillera e Talagante.
Santiago está localizada a uma altitude média de 567 metros.] No ano de 2002, o conjunto formado pela cidade de Santiago e seus subúrbios, se estendia em 641,4 km² e tinha uma população de 5,428,590 habitantes, o que equivale a cerca de 35,9% da população total do país. De acordo com ditas cifras, Santiago, além disso, é a sétima cidade mais habitada da América Latina e uma das 45 maiores áreas metropolitanas do mundo.
A cidade de Santiago abriga os principais organismos governamentais (à exceção do Congresso Nacional, localizado em Valparaíso), financeiros, administrativos, comerciais e culturais do país. Santiago do Chile também é sede da CEPAL, terceira cidade com melhor qualidade de vida na América Latina, depois de Montevidéu e Buenos Aires. Finalmente, é considerada como a 53º cidade com maiores receitas do mundo, com um PIB (PPC) de US$91 bilhões em 2005 e estimado em US$160 bilhões até 2020.
Por se encontrar localizada em um vale rodeado de montanhas que restringem a circulação dos ventos, Santiago sofre de problemas de poluição atmosférica, que são especialmente graves durante o inverno.

A Fundação de Santiago em 1889

Intendência Metropolitana, sede do governo da Região Metropolitana de Santiago

Vista da Cordilheira dos Andes desde Santiago

Vista do Paseo Ahumada, no centro da cidade, no fim da década de 1920


                      28 m² em Santiago




Nenhum comentário: